(31) 99241-5461
Fale Conosco!
Serviços

MUSICOTERAPIA

MUSICOTERAPIA - Foto 1

O musicoterapeuta da ASPAC, usa a música e seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia), para a reabilitação física, mental e social de indivíduos que possuem distúrbios na fala e naa audição ou deficiência mental. Os métodos que utilizamos são ferramentas que, durante o processo, permite, tanto para o terapeuta, quanto para o paciente, atingir os objetivos estabelecidos.

Nossos profissionais utilizam basicamente quatro métodos que são: Audição musical, Re-criação musical, Improvisação musical e Composição musical.

Na Audição musical, o cliente ouve a música e responde à experiência de maneira receptiva e ela é utilizada como meio estimulador para o setting. Nela utilizamos as canções de ninar, canções infantis, músicas vocais e instrumentais, diferentes estilos e compositores.

Na Re-criação musical, incluímos o ato de reproduzir e interpretar qualquer parte de um modelo musical pré-existente, podendo acontecer de forma tocada, cantada ou gesticulada. Nossos profissionais utilizam jogos musicais, perguntas e respostas, sons instrumentais, vocais e corporais

A Improvisação musical acontece por meio de um estímulo rítmico, sonoro, vocal, corporal, visual, podendo ser livre ou induzida, estimulando a criatividade do indivíduo, isso acontece porque os nossos profissionais usam diálogos sonoros, movimentações corporais e vocalizações musicais, que é o emprego da técnica respiratória ao vocalise escolhido.

Já na Composição musical, a criação de qualquer tipo de produto musical, que possa ser utilizado posteriormente, é realizada por meio de estímulos específicos. Podemos utilizar palavras do cotidiano, paródias e estórias musicadas

Vale lembrar que estas atividades e as técnicas irão variar de acordo com as demandas do paciente. Existem formas específicas de se trabalhar quando se tem os objetivos predefinidos, que serão decididos de acordo com as expectativas da família e também com as possibilidades do paciente.

Deseja atendimento?